Publicado em Telefones & Celulares.
A gente nunca imaginaria que as mensagens de texto chegariam um dia para praticamente aposentar a voz nos telefones. Mas o fato é que o SMS evoluiu com os smartphones e, hoje, o texto é das ferramentas mais importantes para quem quer estar sempre em contato com amigos e contatos profissionais a partir de um celular.
O WhatsApp, um dos grandes símbolos dessa evolução, mostrou ao que veio recentemente, quando foi comprado pelo Facebook por US$ 19 bilhões. A soma incrível do valor foi muito criticada, mas justificável pelo número de usuários ativos do comunicador multiplataforma: mais de 400 milhões.
A compra do aplicativo foi muito vantajosa para seu criador – que saiu com uma conta bancária abarrotada, e para o Facebook – que agora expandiu sua rede. Mas isso tem assustado muitos usuários, que hoje se perguntam quais os limites para o controle da informação. A boa notícia para quem está no grupo dos assustados é que existem alternativas – boas e gratuitas – para manter o padrão de comunicação.
A Apple introduziu o iMessage em resposta ao WhatsApp e a popularização dos aplicativos de mensagem em texto. Ele utiliza a central de trocas de SMS e MMS para permitir a comunicação gratuita, mas apenas com proprietários de dispositivos iOS, o que é um problema para quem quer conversar com amigos que tenham Android, BlackBerry e outras plataformas.
O Google Talk foi remodelado e agora se chama Hangouts. É o comunicador oficial do Android e, com o rebatismo, ficou surpreendentemente parecido com o WhatsApp e o Facebook Messenger. No iOS ele é um tanto lento e instável, mas ganha pontos por estar acessível também a partir de PCs.
Esse é praticamente um clone do WhatsApp em visual e funcionalidades. Traz bate-papo em grupo, compartilhamento de localização e imagem. Peca por não oferecer conversas em áudio, mas ganha pontos por prover mensagens “privadas” que se destroem automaticamente depois de um tempo. Promete que será gratuito para sempre, sem anúncios e está disponível para iOS e Android. Seu código aberto permite outras versões – a para PC já está em desenvolvimento.
O Relay é basicamente um WhatsApp com gifs. Isso mesmo! Ele permite a conversa com amigos e a troca de gifs durante o papo. Parece extremamente exagerado, mas torna-se muito divertido depois de algumas mensagens trocadas. Para usar, pense em um tema e use a hashtag (#) seguida da palavra. Você também pode separar os gifs favoritos ou procurá-los no sistema de busca do aplicativo. A versão para iOS permite a criação de gifs. Disponível também para Android.
Disponível para iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Ovi, a plataforma criada no Canadá já tem 100 milhões de usuários no mundo todo. Permite trocar texto, imagens e mensagens de voz, além de um navegador interno para compartilhar conteúdo online com os amigos da rede.
Line, um aplicativo com sede no Japão, é um dos mais prováveis a assumir o posto do WhatsApp caso esse venha a se enfraquecer. São mais de 350 milhões de usuários no mundo inteiro, de plataformas como iPhone, Android, BlackBerry, Windows Phone, Asha, Firefox OS, além de computadores Windows e OS X. Além de texto e imagens, permite trocar trechos de vídeo, áudio e realizar chamadas em voz e vídeo.
O Viber surgiu como uma forma de realizar chamadas telefônicas gratuitas pela internet entre smartphones iPhone e Android sem cair nos custos das operadoras telefônicas. O aplicativo amadureceu e incorporou funções de troca de texto, vídeo, imagens e clipes de áudio. Está disponível para iPhone, Android, BlackBerry, Windows Phone, Bada e Symbian, ainda que alguns de seus recursos sejam exclusivos das três maiores plataformas smart (iOS, Android e Windows Phone).
Criado na China, esse aplicativo tenta estender seu alcance entre todos os tipos de comunicação. A janelinha de chat permite a troca de mensagens de texto, fotografias, emoticons, voz e vídeo entre dois amigos ou grupos com múltiplas pessoas. Ainda permite compartilhar informações de localização vindas diretamente do GPS. O programa está disponível para iOS, Android, Windows Phone 8 e BlackBerry.
Chamadas de áudio e vídeo, mensagens de texto e fotografias não são tudo de Tango. É uma espécie de rede social portátil, com uma plataforma de jogos portáteis. Uma integração ao Spotify leva, também, música para o messenger. No Brasil, esse recurso deve demorar um pouco mais para funcionar, já que o serviço musical ainda não chegou oficialmente. Está disponível para iOS, Android, Windows Phone 7 e computadores Windows.
Quando não se falava em WhatsApp, o BBM (ou BlackBerry Messenger) já era forte no mundo dos smartphones. No fim de 2013, o software foi transformado em multiplataforma, chegando ao iPhone e aos telefones Android pela primeira vez. Hoje tem mais de 80 milhões de usuários que se comunicam em texto, compartilham imagens e podem conversar por voz ou vídeo em tempo real.
A escolha de um app de comunicação, tal qual uma rede social, depende de onde estão seus amigos. Alguns desses softwares listados, como o Line, o WeChat e o BBM, por exemplo, são gigantes. Todavia, a presença é diferente em cada país.
No Brasil, o WhatsApp reina absoluto. Mas mudanças acontecem rápido e muitas delas começam através de pequenos grupos, que se articulam e apostam numa nova solução. Foi assim quando o Orkut foi abandonado em favor do Facebook, lembra?
Fique de olho e aproveite para testar as alternativas. Todas as que foram apresentadas aqui são gratuitas, pequenas e poderosas. Qual a sua preferida?