Publicado em Informática.
Às vezes, acontece: você está trabalhando, navegando ou se divertindo com um game e… Um pico de luz leva a diversão para longe. Desliga o aparelho e você perde o que estava fazendo ou, na pior das hipóteses, queima o seu eletrônico.
As quedas de energia e as variações na corrente elétrica provocam desgastes em equipamentos conectados à ela que podem ser evitados de algumas formas. A mais conhecida é o estabilizador de energia, que além de permitir a conexão de múltiplos dispositivos a uma só tomada, protege da variação. Isso porque as máquinas operam entre 110v e 220v, mas a rede muitas vezes passa por “surtos”, um aumento significativo temporário no abastecimento. O estabilizador ameniza esses problemas.
Mais completos, os nobreaks são dispositivos equipados com baterias que se conectam à corrente elétrica em uma ponta e aos seus eletrônicos em outra, controlando melhor alterações de frequência, variações de tensão e até mesmo a interrupção no fornecimento.
O Nobreak da Enermax de 700VA oferece quatro tomadas e uma bateria interna com autonomia para até 30 minutos de uso. Sua chave liga/desliga possui um temporizador que evita desligamento acidental, e possui uma tecla de função mute, para anular o alerta sonoro. Oferece proteção para linhas telefônicas e fax.
Criado pela SMS, o NWE1800BIFX possui sete tomadas e conectividade USB, que supre um computador com relatórios e desligamentos programáveis. O botão liga/desliga traz pausa de segurança e é embutido e iluminado, para evitar desligamento acidental. A bateria rende 1 hora e 15 minutos, e o aparelho oferece proteção contra quedas na linha telefônica, fax e internet.
O nobreak monitora a corrente elétrica e, encontrando uma queda ou variação na corrente elétrica, supre o equipamento eletrônico com a carga necessária a partir de sua bateria.
A intenção não é que você seja capaz de usar o computador enquanto um blecaute acontece na cidade, mas sim que você poupe a sua máquina dessas variações e tenha tempo de salvar o seu trabalho.
Quando identifica a falta de corrente elétrica, o nobreak alerta, normalmente a partir de bipes, que entrou em funcionamento para que você agilize a proteção de seus dados com o desligamento correto da máquina. O período de autonomia depende da quantidade de equipamentos abastecidos pelo nobreak e da quantidade de “volt-ampère”, ou simplesmente VA. Para simplificar, quanto mais VAs ele tiver, mais tempo de autonomia ele oferecerá.
Uma boa ideia é deixar ligado ao nobreak apenas os seus equipamentos mais importantes e caros. Evite plugar celulares e carregadores, que apenas drenam a capacidade da bateria e consumirão mais rapidamente a autonomia.