Publicado em Suplementos Alimentares.
Cuide da sua saúde
A conscientização sobre a importância de um estilo de vida saudável e da prática de atividades físicas tem aumentado gradativamente, mas é com a chegada do verão que o movimento nas academias ganha força. Mas o crescimento da busca por um corpo em forma traz alguns riscos, principalmente entre os iniciantes. É importante salientar que, antes de tudo, isso precisa ser feito de forma saudável, para que os resultados sejam benéficos e duradouros.
Por isso, é de extrema importância ter o acompanhamento de um especialista. Agora, se você já foi orientado sobre o que deve ou não consumir, vamos aos detalhes!
Whey – a proteína que nasce do leite
Bastante difundido entre os praticantes de atividade física o whey protein, uma proteína extraída do soro do leite, e que por ser solúvel e de fácil absorção, entra rapidamente no corpo e fornece os aminoácidos essenciais para a manutenção e ganho de massa magra (músculos), aumento do metabolismo e queima de gordura, durante e pós-exercícios.
Sua fama se dá, em grande parte, por não ser um suplemento exclusivo a atletas. Seus benefícios vão além de coadjuvante nas atividades físicas, se tornando indispensável para alguns pós-operatórios, pacientes em radio e quimioterapias, desnutridos e inclusive portadores de câncer (por conta da alta concentração de glutationa). Gestantes, crianças e pacientes com patologias e tratamentos crônicos, por exemplo, podem se beneficiar desta fonte protéica, desde que não tenham alergia aos derivados de leite e que recebam orientação médica sobre a quantidade e horários a consumir.
Ele pode ser encontrado com diversas marcas e em três principais apresentações: Isolado, Composto e Hidrolisado, sendo que o Whey Protein Hidrolisado é o que apresenta os melhores resultados. Pode ainda ser consumido misturado à água e ao leite e a inúmeras receitas, como bolos e tortas.
Creatina – o combustível muscular
A creatina, muito conhecida entre os adeptos da prática de exercícios com mais intensidade, é um excelente combustível muscular. Formada pela junção de três aminoácidos – arginina, glicina e metionina – ela é produzida naturalmente pelo fígado e levada até as células dos músculos, transformando-se em energia.
Naturalmente encontrada na carne vermelha e no peixe, sua suplementação é indicada principalmente para atletas que praticam esportes de explosão, como a natação, já que somente a alimentação pode não suprir a quantidade necessária.
Para esportes de longa duração, ela não é interessante, uma vez que pode causar retenção de líquidos e aumento de peso. Apesar disso, ela ajuda na resistência muscular e hipertrofia. Por ajudar a combater a produção de ácido lático, a creatina combate ainda um problema comum entre os praticantes de atividades físicas: as cãibras.
BCAA – combo de energia
O BCAA é, como a sigla demonstra, é um conjunto de aminoácidos essenciais – branched chain amino acids, em inglês – compostos por valina, isoleucina e leucina. Durante os exercícios, o corpo perde bastante energia e caso não haja os nutrientes necessários no organismo, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos, acarretando a perda de massa muscular.
O consumo de BCAA ajuda a evitar isso, equilibrando a relação e evitando a perda de massa muscular e também a fadiga. Esse combo de aminoácidos tem um papel muito importante na recuperação de lesões, estimula a produção de insulina e otimiza o desempenho de quem o utiliza.
Recomenda-se sempre acompoanhamento na dosagem para evitar o excesso de consumo e posteriores dores estomacais e sobrecarga renal. Com acompanhamento médico, a dosagem ideal será recomendada ao praticante, uma vez que atende a proporção de miligrama por quilo.
Pré-treino – pavimentando o resultado
Há uma série de suplementos que servem para preparar os músculos para as atividades que serão realizadas. Estes tipos específicos dão mais disposição ao consumidor, que encara a série de exercícios com mais disposição e agilidade, influindo diretamente nos resultados.
O suplemento pré-treino engloba, além da já citada creatina, a cafeína, a taurina e o BCAA. A cafeína é velha conhecida de todos nós, presente, claro, no café e em refrigerantes. A taurina é um estimulante muito eficaz na queima de gordura e nos últimos anos, ficou mais conhecida por ser carro chefe de um famoso energético. Já o BCAA, como citado acima, é um suplemento ativo na recuperação, evitando fadiga muscular.
Especialistas dizem que suplementos pré-treino devem ser utilizados por praticantes experientes de atividade física. Os adeptos mais recentes devem privilegiar outras suplementações.
Termogênico – aceleração em busca da forma ideal
Os termogênicos são suplementos que têm a função de acelerar o metabolismo e assim queimar mais rapidamente a gordura, propiciando que o praticante de atividade física fique com o corpo torneado – “definido”, como se costuma dizer.
É uma suplementação que deve ser acompanhada com todo cuidado desde a hora da compra. Isso porque há alguns anabolizantes que se travestem com o mesmo nome, podendo gerar confusão no comprador. Por isso, mais uma vez se ressalta a necessidade de acompanhamento de um especialista na indicação de suplementos a serem tomados.
Entre os termogênicos saudáveis e recomendados, temos desde produtos naturais como o chá verde e o guaraná, muito conhecidos pela população em geral, até diversos coquetéis termogênicos, dentro das especificações da Anvisa, que fazem este papel acelerador.
Hipercalóricos – ganho rápido de massa muscular
Os hipercalóricos são recomendados aos praticantes que têm muita dificuldade em ganhar peso e precisam reforçar frontalmente sua dieta alimentar e para aqueles que praticam exercícios cujo gasto de calorias é flagrante e a perda de massa não é recomendada.
Este tipo de suplemento necessita de um bom acompanhamento e da prática regular de exercícios, pois, caso não haja isso, pode resultar em acúmulo de gorduras, pela existência de maltodextrina em sua composição.
Sue com responsabilidade
Busque sua melhor forma, divirta-se e se exercite, mas nunca esqueça da saúde. Procure acompanhamento especializado tanto para as atividades físicas como para o consumo de suplementos e os utilize com sabedoria. Manter a mente sã é importante para o corpo continuar são. Portanto, sue com responsabilidade.