Publicado em Eletrônicos.
Edevaldo Figueiredo
Você sabia que existem sete diferentes versões de cabo HDMI e que o uso do modelo inadequado em sua televisão pode contribuir para a perda da qualidade de imagem? Para saber qual versão atende melhor sua necessidade, é muito simples.
Primeiramente, é interessante saber que esse cabo foi lançado em 2002 na versão 1.0 e, a partir daí, houve atualizações para as versões 1.4, 1.4a e 1.4b, 2.0 e 2.1, essa última apresentada em novembro de 2017.
Possui contatos folheados a níquel
Disponibilizada em 2009, a versão padrão de cabo HDMI utilizada atualmente é a 1.4. Ao conectar este cabo em sua televisão, ela terá um suporte de até 10Gbps, resolução de 1080p e taxa de atualização de 120Hz. Trocando em miúdos, a tela pode exibir até 120 quadros por segundo, ótimas configurações para curtir eventos esportivos e games.
O cabo 1.4 HDMI apresenta segmentos, as versões 1.4a e 1.4b. Ambas são adequadas para televisores de modelo 3D em 1080p, diferenciando-se apenas porque o primeiro é para frequência 24Hz e o segundo para 120Hz.
Garante excelente resolução em UHD
Pulando para a versão 2.0, a largura de banda máxima desse cabo praticamente dobra, passando de 10Gbps para 18Gbps. Essa evolução permite transmitir muito mais dados, como, por exemplo, todos os necessários para renderizar uma gama de cores mais ampla e ao HDR.
Cabo HDMI de alta definição UHD Gold
O cabo HDMI de tecnologia mais avançada disponível no momento é o de versão 2.1. Com capacidade para atingir até 48Gbps, ele é quase três vezes mais eficiente que o 2.0 e praticamente cinco vezes superior ao 1.4 ou modelos anteriores. Ele é capaz de transmitir em 4K a 120Hz e oferecer suporte a uma ampla gama de cores e também ao HDR, tudo de forma simultânea.
Agora que você sabe que existem versões diferentes de cabo HDMI, é preciso observar também que as versões vendidas a partir de 2012 só podem ser identificadas da seguinte maneira: veja se o cabo é capaz de oferecer suporte a 18Gbps ou mais. Além disso, é bom constatar se eles são certificados. Fique ligado!