Publicado em Eletrodomésticos.
Isaura Naffin
Modernidade e eficiência com o cooktop
Ao escutar a palavra Cooktop, muitas pessoas já falam: isso é coisa de rico! Nadica disso, porque esse eletrodoméstico chegou para modernizar e facilitar a vida na cozinha, além de ficarem lindos quando combinados com outros móveis modernos, que valorizam seu design. E digo mais: tem para todos os bolsos e gostos.
Os cooktops podem funcionar de 3 maneiras diferentes, por isso são divididos nas categorias: gás, elétrico e por indução, cada um com suas funções e particularidades. Vamos explicar como cada tipo funciona, assim você poderá escolher o que mais combina com seu estilo e atende às suas necessidades, fazendo uma compra assertiva.
O modelo mais comum é o que tem funcionamento a gás, o mesmo utilizado nos fogões tradicionais. Desse modo, o eletrodoméstico apresenta saída para instalar a mangueira e conexão elétrica. É possível usar panelas de alumínio, de vidro, de cerâmica, de barro, de ferro ou de inox. Essa é a opção mais em conta para quem deseja equipar a casa com um cooktop.
O cooktop elétrico precisa apenas estar conectado à rede elétrica e não tem chama aparente. A transmissão de calor é feita por meio de uma resistência, que esquenta rapidamente e adquire um aspecto vermelho intenso, que corresponde à chama. Esse modelo consome mais energia; porém, é possível preparar os alimentos com mais agilidade e ainda obter maior precisão no controle da temperatura.
O cooktop elétrico requer o uso de panelas específicas, que tenham fundos planos e reforçados, como alguns modelos de aço. Lembrando que esse tipo de aparelho demora a esfriar. Então, cuidado ao realizar a limpeza.
Os cooktops Fischer são uma boa opção para quem deseja esse eletrodoméstico na versão elétrica com 2 ou 4 queimadores, pois contam com acabamento vitrocerâmico e sistema de leds para indicar que a região do queimador elétrico em uso está com temperatura superior a 50ºC.
Finalmente chegamos ao cooktop por indução, esse é o tipo mais moderno porque sua superfície não esquenta. Isso mesmo! Nele, apenas a panela fica quente, pois funciona com sistema de indução eletromagnética, no qual o calor é transferido apenas para a panela, que deve ser própria para o uso em cooktop por indução.
Eficiente cooktop por indução
O aparelho cria um campo eletromagnético entre a parte interna e inferior da panela. Dessa maneira, o calor gerado chega diretamente aos ingredientes, sem perda de temperatura para o ambiente. Ao ser desligado, quase que imediatamente o equipamento esfria, evitando acidentes provocados por queimaduras.
Em cooktops por indução, é necessário usar panelas magnéticas planas, que, geralmente, são fabricadas com aço, multicamada e ferro fundido. Você pode adquirir esse tipo de cooktop das marcas Brastemp, Tramontina e Electrolux. Entre os modelos de cooktop disponíveis esse é o mais caro, justamente por utilizar um processo diferenciado para preparar os alimentos.
Agora que já conhecemos os tipos de cooktop, chegou a hora de entendermos um pouco mais sobre os modelos, as cores, as funções e os recursos disponibilizados.
Cooktop de inox ou vitrocerâmico?
Uma das grandes vantagens dos cooktops são a facilidade e a agilidade que proporcionam para limpeza. Isso porque a maioria tem linhas retas e sem cantinhos e frestas, que costumam acumular sujeira. Esse benefício destaca-se especialmente nos modelos elétricos e por indução, que não possuem trempes.
E você pode optar por versões fabricadas com vidro ou inox. Eu acho mais fácil de limpar os de vidro, porque tenho em casa e sei como funciona, basta passar o pano com algum alvejante para que fique impecável. Por outro lado, os modelos produzidos com inox são belos e criam um ambiente charmoso e elegante.
Veja, por exemplo, o Cooktop a Gás 5 Bocas Brastemp Gourmand BDK75DRBNA, sua boca Megachama torna o cozimento dos alimentos bem mais ágil. O acendimento dos queimadores é superautomático: basta girar o botão para que a chama acenda. Ele também possui botões removíveis, sensor corta gás e trempes de ferro fundido.
Porém, essa escolha deve ser feita conforme o gosto pessoal de cada um e o tipo de cozinha que deseja montar. Para quem quer inovar, mas curte o estilo dos fogões convencionais, o de inox será a melhor escolha. Caso deseje montar um ambiente diferenciado, seja sóbrio, ou com bastante cor, invista nos modelos fabricados com vidro temperado, bisotê ou vitrocerâmico.
Cooktops vermelho, amarelo e azul
A turma que adora algo diferenciado e colorido vai amar de montão os cooktops com estampas e cores das mais diversas. Como os desenvolvidos por marcas como: Casavitra, Chamalux, Tramontina, Fischer e Safanelli.
Os modelos comercializados saem dos básicos preto, branco e inox, levando muita cor para o local onde é instalado. Você encontra opções em tons vermelho, azul, amarelo, marrom, entre outros. E existem até mesmo alguns com estampas maravilhosas e cheias de charme, que levam mais beleza para a cozinha. Atendendo todos os gostos e estilos.
A Casavitra tem uma boa quantidade de itens coloridos, inclusive opções de 5 queimadores. Veja o Cooktop a Gás 5 Bocas Casavitra Excellence, sua cor turquesa ganha destaque com os detalhes de bolinhas. Vem com queimador triplachama e acendimento superautomático, o funcionamento ocorre a gás e suas trempes são esmaltadas.
Veja também os cooktops de 4 bocas, da Chamalux, que levam mais colorido para o ambiente. Esse cooktop vermelho é uma excelente escolha, é fabricado com vidro de 6 mm e tem largura de 45 cm por comprimento de 56 cm.
Tamanhos de bocas dos cooktops
Os cooktops são vendidos em versões com 1, 2, 3, 4 e 5 bocas. Dessa maneira, cada usuário pode escolher qual o melhor, conforme a quantidade de pessoas e o tamanho do local em que ele será instalado.
As bocas possuem tamanhos variados, modificando conforme o modelo. Assim, há queimadores auxiliares, semirrápidos, rápidos, tripla chamas e até mesmo quadrichamas. O acendimento pode ser automático, no qual é necessário apertar e girar o botão do queimador.
No acendimento superautomático, só é preciso girar o botão, para que, em instantes, a chama acenda, ou seja dado início ao aquecimento. No caso itens por indução é chamado de assentimento digital, já que é feito ao se acionar a opção por meio do painel touch. As trempes das bocas, geralmente, são individuais, facilitando a limpeza, mas também é possível encontrar cooktops com grades duplas.
As trempes devem ficar bem fixadas, e alguns modelos até contam com pinos de encaixe. Os botões são removíveis para possibilitar a retirada sempre que precisar fazer uma limpeza geral no eletrodoméstico.
Cooktop modelo grill
Tem o cooktop dominó, que permite montar o fogão conforme o espaço disponível em casa ou restaurante, ou até combinando com cooktop grill, usados para fazer carnes e legumes saborosos na grelha ou na chapa.
Timer Digital
Os cooktops com função Timer Digital permitem que você programe o tempo de preparo da receita, podendo executar outras tarefas durante o procedimento. Porque emite um sinal quando o tempo estipulado termina, além de o funcionamento da zona de cocção ser interrompido automaticamente.
Cooktops com controle feito através de painel digital contam com vários níveis de potência, assim o usuário poderá escolher a melhor opção, conforme o tipo de receita a ser preparada, mantendo o sabor e a textura ideal de cada alimento.
Os cooktops por indução possuem tecnologias diferenciadas. Alguns modelos da Brastemp, por exemplo, contam com o Smart Zone, recurso capaz de transformar 2 zonas de cocção em uma única grande zona, perfeita para fazer 2 receitas ao mesmo tempo, usando apenas uma programação. Outra inovação é a Função Trava, que evita a alteração dos comandos programados.
A Electrolux desenvolve seus produtos com as funções Turbo Potência, para liberar até 160% mais de potência durante 10 minutos, Manter Aquecido, Indicador de Calor Residual e Sistema Antiderramamento. Cada marca conta com particularidades, desenvolvidas para levar sempre o melhor para os usuários.