Publicado em Cds, Dvds e Blu-Ray.
Edevaldo Figueiredo
Três primeiros sucessos de Velozes e Furiosos. Crédito: Universal Pictures
Vamos acelerar do primeiro ao último filme em alguns parágrafos? Então, prepare-se para saber um pouco mais sobre uma das franquias mais bem-sucedidas do cinema mundial. Pelo enunciado deste artigo, você já deve fazer ideia de qual filme estamos falando, não é? Sim, é ele, The Fast and the Furious, conhecido no Brasil como: Velozes e Furiosos .
Quem adora filmes de ação e aventura e fica empolgado ao se deparar com carros possantes, certamente, já assistiu a pelo menos um dos oito títulos dessa série. Corridas ilegais de carros totalmente modificados, crime organizado, investigação policial e uma pitada de romance são alguns dos ingredientes presentes em cada um deles.
Para relembrar um pouco da história de cada um dos filmes já lançados e falar dos próximos longas-metragens, que chegarão em breve às telas dos cinemas, o Tudo Extra preparou um artigo repleto de informação. Bora seguir em frente? Então, aperte o cinto que estamos apenas começando.
Lançado no Brasil em 2001 como Velozes e Furiosos, esse filme tem como cenário a cidade de Los Angeles, situada nos Estados Unidos. Brian O’Conner, interpretado pelo ator Paul Walker, é um dos personagens principais.
Toretto (à esquerda) e O’Conoor (à direita) são os atores principais da trama. Crédito: Universal Pictures
Ele faz o papel de um policial novato que se infiltra no mundo das corridas ilegais, a fim de desmantelar um grupo especializado em roubo de caminhões, que circula pelas estradas próximas à cidade. Porém, a sua aproximação com com essas pessoas ultrapassou os limites que separam o bem do mau, e ele acabou por não prender os suspeitos. E, para completar, surgiu uma paixão por Mia Toretto, interpretada pela atriz Jordana Brewster.
Mia é irmã de Dominic Toretto, cujo papel ficou a cargo do ator Vin Diesel. Toretto é o mais famoso e respeito da quadrilha, além de ser namorado da Letty, personagem de Michelle Rodriguez, também é envolvida nos crimes que ele e sua turma cometem.
Premiações: MTV Movie Awards – premiado como Melhor Dupla (Vin Diesel e Paul Walker) e indicado a Melhor Filme, Ator (Vin Diesel), Revelação Masculina (Paul Walker) e Sequência de Ação
Como todo filme de grande sucesso, a sequência desse longa era mais que que garantida. E foi o que ocorreu em 2003, ano de estreia de + Velozes + Furiosos. Brian O’Conner, agora como ex-oficial da polícia de Los Angeles, é forçado a participar de uma perigosa missão, precisa se infiltrar no crime organizado de uma das mais famosas cidades norte-americanas, Miami, e assim descobrir como o dinheiro sujo é transportado para as mãos de Carter Verone, o chefe do tráfico local, interpretado pelo ator Cole Hauser.
Para que tudo ocorra bem, Brian recebe a ajuda de duas pessoas: do seu grande parceiro e amigo de infância Roman Pearce, interpretado por Tyrese Gibson, e da agente secreta Monica Fuentes, papel da atriz Eva Mendes.
A grande curiosidade desse filme é a ausência de Vin Diesel. Descontente com o rumo que seu personagem teria na trama ele optou por não participar, focando o seu trabalho em outra produção bem-sucedida, o filme Triplo X.
Premiações: Framboesas de Ouro – Filme indicado a Pior Remake e a Pior Desculpa para se Fazer um Filme
Lançado em 2006, o filme Velozes Furiosos: Desafio em Tóquio tem como personagem principal Sean Boswell, um jovem problemático interpretado pelo ator Lucas Black. Com uma longa ficha corrida registrada em várias cidades dos Estados Unidos onde morou, o seu envolvimento era sempre o mesmo: corridas ilegais.
Alertada pelas autoridades daquele país que seu filho seria encaminhado para o reformatório, caso cometesse novos delitos, a mãe dele resolve mandá-lo para Tóquio, local onde o pai de Sean, um oficial veterano da marinha americana, mora há muitos anos. Chegando lá, ele é prontamente advertido para que não se envolva em encrencas, a ordem que foi atendida por pouco tempo, pois na escola ele rapidamente conheceu um grupo underground praticante de Drifting, uma modalidade de pilotagem que inclui manobras de derrapagens, com espetaculares curvas de lado, e velocidade.
Grande sucesso de público em todo mundo. Crédito: Universal Pictures
Por ter aparecido no final do último filme, tudo levava a crer que Vin Diesel ressurgiria em uma nova filmagem. E foi isso mesmo que aconteceu! Estreado em 2009, Velozes e Furiosos 4 teve como personagem principal Dominic Toretto. Ao lado de sua gangue, ele passou a praticar crimes longe dos Estados Unidos, mais precisamente na República Dominicana.
Esse período de esconderijo fora da sua terra natal chega ao fim quando ele descobre que o FBI está novamente na sua cola. Para não comprometer os seus parceiros, ele resolve sumir novamente, mas ao ser informado que sua namorada Letty foi assassinada, ele volta com sede de vingança e acaba reencontrando o agente Brian O’Connor.
Premiação: MTV Movie Awards – indicado a Melhor Ator (Vin Diesel)
Agora fugitivo da polícia, Brian O’Connor se une mais fortemente a Dominic Toretto e Mia e passam a ser perseguidos pelas autoridades onde quer que estejam. Essa trama presente em Velozes e Furiosos 5 tem como cenário a cidade do Rio de Janeiro, local onde eles resolvem se esconder. Para escaparem dos policiais que tentam capturá-los, eles precisam realizar um último serviço e acabam montando uma nova equipe de pilotos de altíssimo nível.
Uma das cenas registradas nas favelas do Rio de Janeiro. Crédito: Universal Pictures
Um empresário corrupto e líder de todas as operações de tráfico de drogas do Rio surge no caminho, com sede de vingança e louco para matar a dupla. Além disso, o agente federal Luke Hobbs, interpretado pelo ator Dwayne Johnson, é enviado ao Rio para rastrear O’Connor e Toretto. As belezas naturais e as favelas do Rio de Janeiro serviram de cenário para que o filme alcançasse um grande sucesso de público.
Premiações: Critics Choice Awards – indicado a Melhor Filme de Ação
Com o grande sucesso da missão realizada no Rio de Janeiro, que deixou o grupo de Dominique e O’Connor deitado na grana, em Velozes e Furiosos 6, lançado em 2013, cada integrante resolveu seguir o seu próprio caminho; porém, sem a possibilidade retornar às suas cidades de origem e a seus familiares.
O agente federal Luke Hobbs passa então a perseguir um grupo de mercenários comandados por Shaw, personagem do ator Luke Evans e que estaria atuando em Londres. Letty, a antiga namorada de Toretto, dada como morta, reaparece para ajudar Shaw.
A maneira mais eficiente encontrada por Hobbs para acabar com esse grupo foi pedir ajuda para Toretto e sua equipe, que teriam como premiação ao término da missão o perdão de todos os crimes por eles cometidos, o que permitiria a volta deles para os Estados Unidos.
Premiações: Screen Actors Guild – indicado a Melhor Time de Dublês; Academia de Cinema de Ficção-Científica, Horror e Fantasia – premiado como Melhor Filme de Ação/Aventura
Morto em 2013, ator Paul Walker recebe homenagem em Velocidade e Furiosos 7. Crédito: Universal Pictures
Depois de tudo o que aconteceu na trama do último longa-metragem, em Velozes e Furiosos 7, O’Connor, Toretto e Letty voltam aos Estados Unidos para seguirem com suas vidas livres da justiça e em paz. Mas, infelizmente, esse período de tranquilidade não durou por muito tempo. Isso porque o assassino profissional Deckard Shaw, personagem do ator Jason Statham, surge para vingar a morte do seu irmão Owen Shaw, ex-aliado de Letty.
Para enfrentar esse novo desafio pela frente, O’Connor e Toretto são obrigados a reunir a equipe novamente, pois dessa vez o confronto não está ligado apenas às disputas nas pistas, mas, sim, pela sobrevivência de todos. Em sua última cena, o filme presta homenagem a Paul Walker, falecido em 2013, após um acidente de carro.
Curtindo a lua de mel na linda Havana, em Velozes e Furiosos 8, o casal Toretto e Letty tem esse momento especial de suas vidas interrompido pela aparição de Cipher, personagem da atriz Charlize Theron. Ela passa a chantagear fortemente Toretto, chegando ao ponto de trair os seus amigos e ajudar Cipher a conseguir ogivas nucleares de altíssimo perigo para a humanidade.
Como forma de reação a tudo isso, Letty reúne os velhos amigos para que juntos possam enfrentar Cipher e seu marido Toretto.
Novos filmes da franquia devem ser lançados em 2020 e 2021. Crédito: Universal Pictures
Após oito filmes de grande sucesso, chegou a hora de pisar no freio. Que nada! A franquia Velozes e Furiosos segue com o seu público cativo clamando pelo lançamento de novos filmes da série. Para a alegria dos fãs, a Universal Pictures vem preparado o lançamento de mais dois títulos. Isso mesmo: dois!
Velozes e Furiosos 9 tem data de lançamento prevista para abril de 2020 e Velozes e Furiosos 10 chegará às telonas um ano depois, em abril de 2021.
O sucesso da franquia é absoluto desde o lançamento do primeiro filme. A quantidade de produtos licenciados com a marca do filme é enorme e atende públicos de todas as idades. É possível encontrar a mochila Velozes e Furiosos, miniatura do carro de Dominic Toretto, além de corrente colar e muito mais produtos da franquia Velozes e Furiosos.
Crédito vídeo Canal YT: Universal Pictures