Publicado em Cds, Dvds e Blu-Ray.
O que Toy Story, Piratas do Caribe, Peter Pan e um dos principais destinos turísticos do mundo têm em comum? A Disney! O conglomerado de entretenimento nasceu da cabeça de Walter Elias Disney, um homem de Chicago que viveu a maior parte da infância em uma fazenda. Aqui, a gente lista 10 coisas que você não sabia (ou não se lembrava!) sobre uma das empresas que mais nos fez sorrir quando éramos crianças (e quando adultos também!).
10. O primeiro personagem
– Mickey Mouse não foi o primeiro personagem de Walt Disney. Antes dele, o animador norte-americano desenhou a menina Alice e Oswald, o coelho sortudo, mas ambos foram roubados por um antigo patrão. Depois do golpe e do prejuízo, Walt Disney decidiu criar Mickey Mouse para competir com o desenho do Gato Félix, que fazia muito sucesso em 1928.
9. O sucesso de Branca de Neve
– Adaptado de um conto dos irmãos Grimm, o filme “Branca de Neve e os Sete Anões” demorou três anos para ser feito e foi a primeira animação longa metragem do cinema, em 1937. Até hoje, é o segundo filme mais comprado fora dos Estados Unidos em DVD. Branca de Neve é a única princesa da Disney com uma estrela na calçada da fama de Hollywood.
8. A maluquice da Pixar
– Para produzir seus filmes, os animadores dos estúdios de Walt Disney vão fundo! No desenvolvimento de “Procurando Nemo”, eles fizeram aulas de mergulho para reproduzirem aquilo que via no fundo do mar. Já em “Frozen”, uma rena de verdade visitou os estúdios. Assim, os desenhistas puderam observar de perto os aspectos físicos do bicho, que foram reproduzidos no personagem Sven.
7. O fenômeno dos heróis
– O filme produzido pela Walt Disney Pictures, sob a subsidiária Marvel, que alcançou o maior sucesso de bilheteria até hoje é “Os Vingadores”, de 2012. Ele é o terceiro da lista de filmes de maior arrecadação e conseguiu o montante de mais de 1,5 bilhão de dólares só em venda de ingressos.
7. A maior bilheteria de animação
– “Frozen: Uma Aventura Congelante” bateu um novo recorde para a Walt Disney Pictures e tornou-se a animação mais vista de todos os tempos. Conseguiu arrecadar mais de 1,2 bilhão de dólares em bilheteria. No momento a animação está com a 5ª posição no ranking de filmes com maior bilheteria da história. Let it Go!
6. Pixar: O início
– A Pixar é a junção das palavras “Pixel” e “Art”. Ao contrário do que se pensa, ela não nasceu das mãos de Steve Jobs: antes de ser comprada pelo fundador da Apple, ela era uma divisão da LucasFilm e se chamava Graphic Group. Só em 1986, a Pixar foi adquirida por Jobs por míseros 10 milhões de dólares e mudou de nome. Em 1991, a empresa foi contratada pela Walt Disney e passou a fazer animações para o estúdio do Mickey. A primeira foi lançada em 1995: “Toy Story” e faturou mais de 300 milhões de dólares.
5. A montanha de dinheiro
– Nem sempre a vida foi fácil para os irmãos Disney e a empresa passou por apertos financeiros diversas vezes. Hoje, é uma das empresas que mais lucra para seus acionistas em todo mundo. No primeiro trimestre fiscal de 2014, a empresa lucrou 1,84 bilhão de dólares.
4. A TV Disney
– No ramo da TV a cabo, a Disney é dona de 11 canais, entre eles a ESPN, A&E e History Channel. No rádio, a empresa possui 72 emissoras.
3. A Disney Orlando
– A Walt Disney World, em Orlando, possui uma área total de 110 km², maior até do que algumas cidades. São 62 mil funcionários trabalhando por lá e o Brasil é o quarto país que mais envia turistas ao parque, atrás apenas dos Estados Unidos, do Canadá e do Reino Unido.
1. O primeiro parque Disney
– Ainda assim, o parque mais antigo da Disney é a Disneylândia, na Califórnia, aberto em 1955. Em 1983, a Disney lançou seu primeiro parque fora do país: Tokyo Disneyland Resort. Já nos anos 1990, foi aberta a Euro Disney, na França.
Conhece outras curiosidades? Conte pra gente!