Publicado em Brinquedos.
Dentre os diversos sonhos que crianças têm, um dos mais recorrentes é ser piloto. Meninos e meninas se imaginam em situações diversas, cruzando os ares, como integrantes de uma força aérea ou apenas pelo puro desejo de aventura.
A vida não proporciona que todos os sonhos virem realidade, mas alguns deles podem ser reencontrados na vida adulta. O de piloto, por exemplo, ganhou um novo fôlego com o advento dos drones, que agora estão disponíveis para qualquer homem ou mulher que deseje voltar aos sonhos infantis.
Este nome pomposo e inglês – que significa “zangão” – esconde o significado de veículo aéreo não tripulado. Convenhamos, essa nomenclatura não é muito fácil de fixar, ao passo que o apelido em inglês é bem mais acessível, mesmo em outros idiomas.
Trocando em miúdos, o drone é um equipamento que pode ser controlado à distância. Podem ser controlados de forma cibernética, por contoladores eletrônicos, ou através de supervisão humana.
A história do drone começa na vida militar, como suporte a ações de guerra e reconhecimento. Com tecnologia subsidiada pelos exércitos mundiais – principalmente o americano e o israelense – o aparelho se demonstrou um grande aliado das tropas, minimizando riscos a soldados e trazendo diversas informações de cunho relevante. Em nível avançado de desenvolvimento, serviram inclusive para bombardeios de postos inimigos.
Entretanto, nem só de tristeza vive o drone. A sociedade civil começou a ser apresentada ao equipamento através de transmissões de ações militares e o mercado observou que o aparelho pode ser utilizado de forma pacífica e para entretenimento.
Após alguns testes, surgiram diversas oportunidades para uso do drone, se tornando uma febre mundial. Cinegrafistas, bombeiros e diversos outros profissionais incorporaram o zangão ao seu dia-a-dia de trabalho. Além disso, ele reavivou naquelas crianças sonhadoras a vontade de ser piloto, estando disponível nos mais diversos formatos atualmente.
Hoje em dia é muito fácil adquirir um drone para lazer. Há os modelos mais simples, que fazem o trabalho de voar, levando seu operador aos tempos de criança, quando brincava ou apenas sonhava com carrinhos de controle remoto, ou queria pilotar como um ás da aviação, caças e jatos pelos céus.
Há ainda drones mais sofisticados. O quadricóptero, por exemplo, pode ser controlado por um smartphone e quem vem com câmera em alta definição, podendo tirar belíssimas fotos enquanto voa. Ademais, há controles que facilitam decolagem e aterrisagem. Há este modelo para telefones de plataforma android e IoS.
O mercado ainda oferece um modelo de drone que faz exatamente o mesmo do que o citado acima, mas com um design pouco mais despojado. O Ar Drone também pode ser acionado por smartphones de plataforma Android e iOS.
No topo da pirâmide de tecnologia, há um modelo que possibilita sinergia com câmeras Go Pro. O design arrojado, com multirotores, garante estabilidade e conta com funções inteligentes, como autoretorno e aterrisagem, tudo para garantir o investimento e evitar manobras bruscas ou desastradas.
Com estas opções, o sonho de pilotar se torna realidade. O tamanho do veículo pode não ser de um Boeing, mas a sensação e o sorriso certamente serão enormes.