Publicado em Automotivo.
Isaura Naffin
Saiba qual a função do aro do pneu
No final da tarde de uma quinta-feira qualquer, depois de um dia de trabalho intenso, me deparo novamente com o trânsito que me acompanha na ida e na volta. Tinha tudo para ficar irritada, mas o céu misturava os tons de azul e branco com fundo avermelhado, e isso me chamou muito a atenção, fiquei admirando a paisagem fantástica por alguns segundos.
Com meu lado curioso aguçado, de repente, começo a reparar nos carros que estavam parados ao meu lado e à minha frente. Em meus devaneios mais realistas…rs…noto que os pneus são os únicos itens dos veículos que tocam o asfalto. Então, passo a pensar sobre isso, como essas peças são importantes, porque transformam a força do motor em fantásticos movimentos, tirando a carcaça e seus complementos do chão.
Só para ter noção, um carro popular tem em média 1000 quilos, então imagine só o quanto não pesa um caminhão grande de carga? E mesmo assim os pneus dão conta do recado. Analisando assim, a gente passa a compreender porque vemos caminhões usando tantos pneus em sua sustentação.
Vim por todo caminho observando os pneus e percebi que existem os baixos, os altos, os de caminhões, os de motos e notei até mesmo que a largura pode ser diferente. Vi modelos com rodas comuns e os de rodas de liga leve, esse último destaca a beleza do carro. Cheguei em casa cheia de dúvidas, encontrei o maridão e logo fui querendo tirar minhas dúvidas, perguntando sobre aqueles números e letras estampados na lateral do pneu.
Entenda os números e letras dos pneus
Com muita calma e atenção ele disse:
– Vamos utilizar como exemplo seu carro, ele usa o modelo 195/55R1585V. O 195 é a largura em milímetro do pneu, 19,5 em centímetros, o 55 representa a altura da parede lateral, conhecida como perfil, considerada do aro até a banda de rodagem, isso em porcentagem, então essa lateral é 55% da largura do pneu (55% de 19,5cm = 10,72cm).
O R significa Radial, que é o tipo do pneu, e o 15 é o diâmetro em polegadas (2,54cm cada) do aro, por isso falamos: Pneu aro 15. E tem também o fator de carga, representado pelo 85, o peso que suporta, que nesse caso é de até 515 Kg por pneu, e o V é a velocidade máxima que pode atingir sem deformar a peça, nesse caso é até 240 km/h.
A maioria dos pneus não utiliza mais a câmera de ar, mas, se quiser ter certeza, veja se está escrito tubeless. Ah, tem também o nome da marca e da linha, a fabricação, pois o pneu tem validade. Isso mesmo! São 5 anos, e é indicado através do DOT, os primeiros números são a referência da semana, e as outras dezenas indicam o ano de produção, entre outras informações. E ainda complementou: isso vale para os pneus de todos os tamanhos, pode ser o pneu aro 13 , 14, 20, entre outros.
Veja o índice de velocidade dos pneus – Imagem: Daniel Oliveira
Eu fiquei de boca aberta com a explicação, e tudo começou a fazer mais sentido. Se tenho um carro mais pesado, é claro que os pneus precisam suportar uma carga maior. Isso explica o porquê dos caminhões utilizarem tantos pneus e também a largura de cada peça. Fui para a internet para saber mais e descobri que geralmente são divididos em: passeio, SUV, utilitários, de carga e de moto.
Lá também vi que, para ter uma direção muito mais segura, é necessário seguir algumas recomendações. Porque os aros dos pneus não influenciam apenas na estética dos veículos, mas também na performance e no modo como o carro se comporta nas estradas, o que implica a segurança de todos. Então é de grande importância utilizar, por exemplo, o mesmo aro de pneus em um carro de passeio. Vale saber: alguns carros esportivos saem de fábrica com os pneus traseiros com medidas diferentes das dianteiras, então é preciso conferir todos para não ter erro.
Nada de colocar um pneu aro 14 em um automóvel que necessita de um com aro 20. Se por acaso o automóvel for equipado com rodas de diâmetro não recomendado pelas fábricas, o condutor pode ter problemas na suspensão, nos freios e desgaste avançado dos pneus.
Os carros pequenos e médios utilizam pneus que variam do aro 12 até o 16, sendo que os mais utilizados atualmente no cotidiano e no perímetro urbano são a partir do aro 14. Já os esportivos usam os pneus aro 17 até o 20, pois são de alta aderência e excelente estabilidade.
Aro de pneu para carros de passeio
Meu interesse neste assunto só crescia conforme eu pesquisava. Ao visitar um site especializado, soube que os veículos utilitários, as picapes e os carros off-roads entram na categoria de aro 20 até o 22, por serem fabricados com sulcos e simetria diferenciadas para rodarem perfeitamente em terrenos com lama e pedra, sem falar na alta resistência. Mas também é possível encontrar para esses modelos outros tamanhos de aros.
Aro de pneu para utilitários, picapes e carros off-roads
Descobri coisas bem interessantes e de grande utilidade ao fuçar na internet, como o TWI (Tire Wear Indication), que é uma marcação que todos os pneus têm para indicar o desgaste. Os pneus não podem estar encostando na borracha, porque isso significa que não está escoando a água de forma correta, sinal de perigo, o que pode ocasionar a aquaplanagem, além de problemas na frenagem.
Então nunca dirija com pneus que estejam com a profundidade de sulco menor que 1.6 mm. Não se esqueça: Pneu riscado é arriscado! Invista sempre em um produto de boa qualidade e nada de fazer “gatos”. A sua vida e a de sua família são preciosidades, preserve-as!
Oh meu Deus, até o pneu tem pressão! E deve ser conferida mensalmente com ele frio.
Isso garante sua segurança e a economia do veículo, pois influencia na distância de frenagem. Se os pneus estiverem com a pressão de ar abaixo ou acima do ideal também é prejudicial, já que desgasta a borracha de maneira irregular. A baixa desgasta as laterais; enquanto as altas, o centro.
Agora os pneus são avaliados pela etiquetagem
Você leu certinho, os pneus agora são avaliados em termos de eficiência, segurança e ruído externo, e a etiquetam dá a garantia ao consumidor. A avaliação de eficiência energética tem como objetivo medir a resistência do pneu ao rolamento, o que influência diretamente no gasto do combustível.
Então vale a pena saber, os pneus agora são demarcados com graduações que vão de “A” (verde), a mais alta, até a “G” (vermelha). Segundo alguns estudos, entre uma margem e outra de classificação, é possível haver redução de consumo de combustível de até 7,5%.
O quesito segurança, referente ao desempenho dos pneus em pistas molhadas, é indicado entre A e G, porém D e G não são usadas para classificar carros de passeio. Nesse critério também são avaliadas a estabilidade do carro nas curvas, a dirigibilidade nas retas e a eficiência de frenagem em locais curtos.
Finalmente chegamos ao ruído externo, em que a classificação mostra a medida em decibéis. Note na etiqueta a onda preta, que indica a mais silenciosa, duas ondas, significa nível moderado e a de três ondas é considerada a menos eficiente e tem o nível de ruído mais intenso. A etiquetagem é de grande valia para o consumidor, agora podemos comprar os pneus avaliando itens importantes, que antes não eram informados de maneira clara.
Eu já sabia, mas tive certeza que o pessoal curte equipar o carro com rodas esportivas, deixando o possante mais descolado e estiloso. Os carros de passeios comuns saem de fábrica com rodas de ferro, aquelas comuns. Porém, algumas pessoas são fissuradas em dar mais destaque ao veículo e não ligam de investir em rodas diferenciadas.
Ambas as rodas são projetadas para dar conta do recado e rodar por longos anos, se bem conservadas. A diferença está na estética. Claro que a de liga é mais leve que a comum; porém, não influência na dinâmica do veículo. Para deixar seu carro “chavoso” vale a pena investir em rodas aro 20 e 18. E a galera que curte esses estilos de carros geralmente utilizam pneus com perfis baixos.
Agora que sou especialista em pneus, posso sair para comprar os meus, quando precisar, sem medo de ser enganada por algum espertalhão. Sei tintim por tintim todos os detalhes e classificações que se referem a eles e posso, inclusive, me gabar de poder entrar nas rodinhas masculinas com conhecimento de causa para dar uns pitacos sobre essa peça tão importante para nossa locomoção no dia a dia! Vou agora mesmo contar o que descobri pro meu maridão!